O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NO ENFRENTAMENTO A SITUAÇÃO DE RUA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES A PARTIR DAS POLÍTICAS PÚBLICAS

  • Naiara Gaspar de Holanda Lima
  • Hudson Andrey Correa da Costa
  • Marinalaine Queiroz de Oliveira
##semicolon## Questão social. Situação de Rua de crianças e adolescentes. Políticas Públicas. Trabalho do Assistente Social.

Resumo

A pesquisa versa sobre o trabalho do assistente social no enfrentamento a situação de rua de crianças e adolescentes. O objetivo geral pautou-se em refletir o trabalho do assistente social no enfrentamento a situação de rua de crianças e adolescentes a partir das políticas públicas, e os objetivos específicos: Discutir a situação de rua como expressão da questão social na sociedade capitalista; Caracterizar o perfil das crianças e adolescentes em situação de Rua; Descrever as principais políticas e leis que subsidiam o trabalho do assistente social no enfrentamento a situação de rua de crianças e adolescentes. A pesquisa foi de cunho bibliográfico, de perspectiva crítica, de natureza qualitativa e quantitativa, privilegiando a primeira. Os resultados apontam a situação de rua como expressão radical da questão social, que se agravou no capitalismo, na era das indústrias nascentes, com a expropriação das terras dos camponeses pelos capitalistas, a divisão sócio-técnica do trabalho e a exploração de mão de obra. Quanto ao perfil das crianças e adolescentes em situação de rua, todos têm em comum a pobreza extrema, os vínculos familiares fragilizados ou já interrompidos. Quanto às políticas públicas, identificou-se a Assistência Social por meio da PNAS, Política Nacional para Inclusão da População em Situação de Rua e a lei 8.069 de 1990 que regulamenta o ECA.

Publicado
2019-12-29
Seção
Serviço Social, Fundamentos, Formação e Trabalho Profissional