QUESTÃO SOCIAL E EDUCAÇÃO: O TRABALHO DA VISÃO MUNDIAL NA PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA NO ESPAÇO ESCOLAR

  • Higla Policarpo Feitosa
  • Márcia Maria Pinheiro Monte
  • Ana Carla Gomes Anastácio
  • Elivania da Silva Moraes
##semicolon## Serviço Social; Educação; Proteção Social; Violência.

Resumo

Este artigo objetiva apresentar uma compreensão da realidade da educação numa perspectiva integral, dialogando sobre a necessidade da inserção do Serviço Social dentro do espaço escolar. O interesse pelo estudo partiu da experiência de intervenção da Organização não-governamental, Visão Mundial, em escolas da cidade de Fortaleza-CE. Considerando, especificamente, a atuação na implementação das Comissões de Proteção e Prevenção às Violências contra Crianças e Adolescentes nas Escolas, protagonizada pela Assistente Social da instituição referida e estagiárias de Serviço Social da Universidade Estadual do Ceará – UECE. Com o objetivo de dar suporte na área social à comunidade escolar e suas famílias através das Comissões de Proteção e Prevenção nas Escola. A Comissão fica responsável por fortalecer o papel da Escola dentro do Sistema de Garantia de Direitos – SGD, e proporcionar atenção às crianças e adolescentes mais vulneráveis, minimizando a evasão escolar e desenvolvendo planos de prevenção às violências no espaço escolar. 

Publicado
2020-01-16
Seção
Política Social e Serviço Social