AS TENDÊNCIAS DA PRODUÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL SOBRE O MERCADO DE TRABALHO DOS ASSISTENTES SOCIAIS: UM ESTUDO COM BASE NOS ARTIGOS PUBLICADOS NOS ANAIS DO CBAS DE 2007, 2010, 2013 E 2016

  • Maria Taíde Soares da Silva de Abreu
##semicolon## Flexibilidade neoliberal; Mercado de trabalho dos assistentes sociais; Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais.

Resumo

O objetivo deste artigo é expor alguns dos dados levantados e analisados na minha pesquisa de Dissertação de Mestrado, defendida em abril de 2019 junto ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, que tinha por objeto de estudo “a flexibilidade neoliberal do mercado de Trabalho no Brasil e suas implicações para o trabalho dos assistentes sociais”. Buscamos apreender através dos estudos na área, como a flexibilidade neoliberal atua sobre os níveis de empregabilidade entre os assistentes sociais. Para alcançar os resultados, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica do tipo “estado da arte”, voltada para o balanço dos artigos publicados no CBAS, das edições de 2007, 2010, 2013 e 2016 que tiveram como preocupação teórica e política, as implicações da flexibilidade neoliberal do mercado de trabalho brasileiro para o trabalho do assistente social. O método de análise que orientou a pesquisa foi o materialismo histórico dialético.

Publicado
2019-12-07
Seção
Serviço Social, Fundamentos, Formação e Trabalho Profissional