A ATUAÇÃO DO (A) ASSISTENTE SOCIAL NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UM ESTUDO DE CASO DO CENTRO DE ESTIMULAÇÃO PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA SENSORIAL AUDITIVA E VISUAL (CES) TERESINA-PI

  • Ana Carolina Machado de Oliveira
  • Carlota Caroline Sousa dos Santos
##semicolon## Educação. Educação Especial, Serviço Social.

Resumo

A presente pesquisa tem como tema o(a) assistente social na educação e como delimitação de tema a atuação do(a) assistente social na educação especial no Centro Estimulação para Crianças com Deficiência Sensorial Auditiva e Visual (CES) em Teresina - PI. Tem como objetivo geral compreender a importância do assistente social no Centro de Estimulação para Crianças com Deficiência Sensorial Auditiva e Visual (CES) de Teresina - PI e como objetivos específicos apontar as ações que o Assistente Social desenvolve no Centro, além de identificar as principais demandas do Assistente Social no CES, assim como verificar a necessidade do trabalho do mesmo dentro de uma equipe multidisciplinar no CES. A metodologia utilizada foram as de pesquisas bibliográfica e de campo, de caráter exploratória, por meio de entrevistas semiestruturadas e questionários, os quais foram realizados com três Assistentes Sociais, uma Psicóloga e uma Pedagoga do Centro. Os resultados obtidos através desta pesquisa foram satisfatórios, pois os questionamentos que surgiram mediante o tema abordado foram respondidos.

Publicado
2019-12-29
Seção
Política Social e Serviço Social