COTAS RACIAIS: A PERCEPÇÃO DE ALUNOS COTISTAS E NÃO COTISTAS DO ENSINO SUPERIOR DO IFRN – MOSSORÓ

  • Leila Mara Ferreira Paiva
  • Maria Natália de Araújo
  • Sheyla Paiva Pedrosa Brandão
##semicolon## Cotas Raciais. Preconceito. Programa Social. Inclusão Social.

Resumo

O presente artigo reflete criticamente acerca da percepção de alunos cotistas e não cotistas do ensino superior do IFRN - Mossoró sobre as cotas raciais. Sendo este o objetivo principal desta pesquisa. A escolha deste tema é fruto do estágio supervisionado realizado na instituição. Na ocasião, foi possível perceber algumas inquietações referentes à questão das cotas raciais, fazendo surgir assim a curiosidade em aprofundar o assunto. Para tanto, como estratégia metodológica, utilizou-se de pesquisa exploratória, bibliográfica, virtual, documental e de campo, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário, composto de perguntas abertas e fechadas, aplicado a 21 alunos cotistas ou não, do ensino superior matutino, por critério de disponibilidade. As respostas foram analisadas de forma quali-quantitativa. Como conclusão, foi possível perceber através desta pesquisa que existe um consenso a respeito da necessidade das cotas sociais, porém, no que se refere as cotas raciais, elas em sua maioria são colocadas como instrumento que reforça o preconceito, sustentando-se que independente de cor, todos são iguais.

Publicado
2020-01-08
Seção
Política Social e Serviço Social