“O QUE É O QUE É – É POLÍTICA OU NÃO É?”: UMA CONTRIBUIÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA CONSTRUÇÃO DO PROTAGONISMO POLÍTICO DOS ADOLESCENTES

  • Letícia Santos Pinheiro
  • Renata Pontes Martins
  • Monique Rangel do Carmo Gouveia
  • Paula Martins Sirelli
##semicolon## Oficinas sócio educativas, Adolescência, Projeto de Intervenção, Estágio supervisionado em serviço social.

Resumo

A partir da sistematização da experiência do Projeto de Intervenção “O que é o que é - é política ou não é?”, que está vinculado ao Centro de Referência do Adolescente (CRA) e ao Estágio supervisionado em Serviço Social do curso de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF) do campus de Rio das Ostras, construímos algumas reflexões sobre a dimensão política do trabalho do assistente social. Como metodologia, aliada às reflexões teóricas, procedemos à análise documental dos registros feitos pela estagiária durante a execução do Projeto. A realização de Oficinas socioeducativas com os adolescentes mostrou-se uma metodologia de trabalho muito rica, por despertar reflexões nos adolescentes, a partir de suas experiências, individuais e coletivas, sendo um start para  a construção de um processo de relação mais autônoma com a política. O principal limite encontrado foi a continuidade na participação dos adolescentes nas oficinas. Reafirmamos aqui a  importância da sistematização do trabalho profissional e da contribuição do estágio supervisionado em serviço social para a  construção de respostas profissionais, embasadas teórica, política e criticamente com o fortalecimento dos adolescentes enquanto sujeitos.

Publicado
2020-01-14
Seção
Política Social e Serviço Social