O ESTADO-EMPRESA E OS IMPACTOS PARA O TRABALHO E SAÚDE DO SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL NA ÁREA DA EDUCAÇÃO: ALGUMAS REFLEXÕES

  • Fernanda Rodrigues
  • Selma de Melo Barbosa
##semicolon## transformações societárias; servidor público federal; técnico-administrativo em educação, saúde, trabalho.

Resumo

Este artigo tem como objetivo tecer breves reflexões sobre as transformações societárias em curso no país, a partir do início do século XX, ressaltando as suas implicações para o “mundo do trabalho”, com as novas funções assumidas pelo Estado brasileiro, que passa a adotar uma similaridade com o modelo gerencial empresarial – “Estado-empresa”. Diante deste contexto, observam-se alterações nas condições de trabalho e nas requisições postas aos trabalhadores, ocasionando tensões nos ambientes de trabalho e questões graves de saúde. Assim, este estudo procura problematizar estes agravos, sobretudo na saúde do Servidor Público Federal, com recorte para área da Educação, a partir do olhar para a carreira dos Técnicos Administrativos em Educação (TAE). Neste sentido, serão ressaltadas no decorrer do texto duas categorias centrais: a saúde e o trabalho.  

Publicado
2020-01-26
Seção
Trabalho, Questão Social e Serviço Social