CRECHE NA UNIVERSIDADE: DESAFIOS DE IMPLEMENTAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO – CIDADE UNIVERSITÁRIA DOM DELGADO

  • Maysa Barbosa Moreira
  • Brenda Vanessa Pereira Soares
##semicolon## Educação infantil. Creche. Assistência estudantil. UFMA.

Resumo

O presente artigo almeja fomentar a discussão sobre o reconhecimento da infância, bem como da assistência à educação infantil com a criação de creches públicas no interior da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – Cidade Universitária Dom Delgado. Para tanto, realiza-se reflexões acerca do gradativo processo de transformação ideológica, cultural e socioeconômica com a valorização do papel da criança na sociedade a partir do século XX. Com o avento das transformações societárias, desperta-se o interesse das comunidades científicas na área da educação infantil em analisar o processo de evolução da assistência educacional dentro do contexto brasileiro. As reflexões evidenciam a omissão dos Poderes Públicos e do Estado na garantia e efetivação de direitos consignados constitucionalmente para crianças, mães e famílias, ao passo em que se reconhece a creche e a pré-escola na política pública de educação, sob uma concepção pedagógica, que complementa a ação educativa e não apenas assistencialista.

Publicado
2019-11-13
Seção
Política Social e Serviço Social