FAMÍLIAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: REFLEXÕES A PARTIR DO SERVIÇO SOCIAL NO NAEE EM BELÉM – PARÁ

  • Cíntia de Cássia Pantoja Rodrigues dos Santos
  • Núbia Cristina Assunção Miranda
##semicolon## Famílias; Educação Especial; Serviço Social.

Resumo

Compreender a realidade das famílias dos (as) educandos (as) da educação especial é
essencial para responder às demandas que se apresentam ao Núcleo de Avaliação Educacional
Especializada (NAEE). Portanto, este estudo tem como finalidade promover uma reflexão relevante
a respeito das famílias da educação especial, em Belém do Pará, tendo como objetivo analisar o
perfil das famílias atendidas no referido NAEE pelo Serviço Social. Neste sentido, os dados aqui
apresentados têm como base uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa e quantitativa,
sendo realizado um estudo documental dos materiais (relatório institucional e instrumental do
Serviço Social) para tratamento analítico. Para tanto, utilizaram-se autores como Mazzotta (2011),
Maia (2010), Miranda e Matos (2013), Moreira (2013), Petrini (2003), Ferrari e Kaloustian (2011),
dentre outros, que subsidiaram a pesquisa. Por meio dos atendimentos sociais das famílias dos
alunos (as) avaliadas em 2017, considerando: tipificação familiar, escolaridade, beneficio Bolsa
família, renda familiar e vínculos empregatícios destas famílias, foi constatado que tais famílias
encontram-se em situação de vulnerabilidade social. Palavras-chave: Famílias. Educação Especial.
Serviço Social.

Publicado
2019-11-11
Seção
Política Social e Serviço Social