A MONITORIA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL: UMA EXPERIÊNCIA NOS COMPONENTES CURRICULARES DE FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL
Resumo
O presente artigo consiste em uma reflexão acerca da importância da monitoria no
âmbito da formação profissional em Serviço Social, a partir da experiência do projeto de ensino
intitulado "Formação de monitores para fundamentos: os desafios da articulação no ensino dos
componentes curriculares Fundamentos Históricos, Teórico-metodológicos do Serviço Social I,
II, III e IV”. O objetivo do artigo é analisar a importância da monitoria no âmbito da formação de
graduação em Serviço Social como catalisadora das reflexões sobre os fundamentos históricos,
teórico-metodológicos e ético-políticos da profissão. Utilizaram-se a pesquisa documental e a
bibliográfica. As análises realizadas nos levam a concluir, através da experiência de monitoria
aqui sistematizada, sobre a relevância de retomar o debate dos Fundamentos do Serviço Social
no processo de formação profissional, colocando em evidência questões como a concepção de
Fundamentos que orientam a formação e o exercício profissional, bem como as questões
relativas ao processo de ensino e aprendizagem no âmbito da formação profissional em um
contexto de crise do capital, o qual provoca grandes impactos e desafios à formação profissional
em Serviço Social, materializados cortes nos investimentos destinados à educação, na expansão
do ensino privado (com destaque para os cursos à distância ), bem como no aprofundamento da
precarização da formação profissional.