O MÉTODO HISTÓRIA DE VIDA ENQUANTO METODOLOGIA DE INTERVENÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL JUNTO AOS PCD’S DO ICSA/UFPA

  • Ana Maria Pires Mendes Mendes
  • Alexandre Fillipe A. dos Santos
  • Prissila Dayana Lima
  • Ana Dias
##semicolon## História de vida; Narrativa; Pessoa com deficiência; Escolaridade.

Resumo

Este artigo aborda sobre um estudo de natureza qualitativa, cujos autores relatam a sua experiência com discentes PcD’s da Universidade Federal do Pará, utilizando o  método de História de Vida com o procedimento da narrativa. Descrevem a abordagem metodológica, explicitando a técnica da entrevista para a coleta e análise dasnarrativas, buscando compreender o processo de escolarização desses discentes, bem como as dificuldades enfrentadas no ensino superior. Os autores argumentam que esse método possibilita a aproximação entre o pesquisador e os sujeitos, dando voz aos pesquisados; destacam ainda a dimensão subjetiva ao tratar das experiências e vivências individuais no social. O estudo revelou a discriminação de colegas de faculdade com estudantes PcD’s e uso de metodologias desgastadas por parte de professores que deixam a desejar no processo de ensino/aprendizagem.

Publicado
2019-11-16
Seção
Política Social e Serviço Social