A OPERACIONALIZAÇAO DAS INSTRUÇÕES NORMATIVAS REALIZADA ATRAVÉS DAS ASSISTENTES SOCIAIS DA SUPERINTENDÊNCIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL - SAEST

O ACESSO DE ALUNOS PcD EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA E OS AUXÍLIOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) DIRECIONADOS E ESTE PÚBLICO

  • Eracele do Carmo Conceição
##semicolon## PcD; Assistência Estudantil; Educação Superior.

Resumo

O objetivo do presente artigo é problematizar e entender de que forma está sendo
realizada a operacionalização das Instruções Normativas direcionadas aos alunos PcDs da
UFPA, desde o início de implantação dos auxílios até o ano de 2018. E, para isso, verifica-se a
trajetória histórica na perspectiva da garantia de direitos da Política Nacional da Assistência
Estudantil - PNAEs. A partir de pesquisas Bibliográficas, Artigos, Internet serão analisados os
critérios de admissibilidade de acesso aos auxílios às Pessoas com Deficiências, estabelecida
entre a Assistência Social e a Educação. Também será analisado o trabalho articulado entre a
Coordenadoria de Assistência Estudantil (CAE) e a Coordenadoria de Acessibilidade (CoAcess)
para o reconhecimento enquanto Direito Social e a Política Pública.

Publicado
2019-11-11
Seção
Política Social e Serviço Social