A TRAJETÓRIA DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL NA BAHIA: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO E O TRABALHO PROFISSIONAL
Resumo
As mudanças ocorridas no sistema educacional em resposta às exigências da reforma neoliberal do Estado brasileiro, desde a década de 1990, vêm trazendo significativos impactos para a formação e o trabalho profissional do Serviço Social. Nessa perspectiva, o presente estudo tem o intuito de refletir sobre as implicações das transformações societárias na formação e no trabalho profissional das (os) assistentes sociais a partir da análise da trajetória do Curso de Serviço Social no Estado da Bahia. Como resultado, observou-se que, por mais de cinco décadas, a Universidade Católica do Salvador (UCSAL) foi responsável pela formação das (os) assistentes sociais na Bahia. Além disso, contatou-se que, no período de 1944 a 2007, as instituições de ensino superior (IES) que ofertavam o Curso de Serviço Social na Bahia eram de natureza privada, com expressivo crescimento a partir do ano de 2006, quando a modalidade de ensino de Educação a Distância (EAD) passou a operar no País.
Sendo assim, diante dos reflexos da mercantilização e da precarização do ensino e de seus rebatimentos no trabalho profissional do Serviço Social, identificou-se a necessidade de pesquisas que possibilitem o conhecimento do processo de formação e do trabalho profissional das (os) assistentes sociais no Estado da Bahia a fim de identificar os limites e possibilidades no atual momento de crise e desmonte de direitos. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo que tem como instrumento de análise livros, publicações e artigos sobre o tema.