A EDUCAÇÃO COMO MECANISMO DE ORGANIZAÇÃO POLÍTICA DOS PESCADORES DA COLÔNIA DE PESCADORES EM AUTAZES (AM) 07

  • Dayana Cury Rolim
  • Rafael Alexandre Penha Silva
##semicolon## Educação, Organização política, Pescadores.

Resumo

A educação como mecanismo de organização política dos pescadores da Colônia de Pescadores - AM 07 em Autazes, é um debate significativo para compreender a ação política dos pescadores no Amazonas. Para tanto, os objetivos se pautaram em estudar a educação como instrumentalidade para organização política dos pescadores, considerando que a história de organização política dos pescadores na região Amazônica marca a luta pelo direito do uso dos recursos pesqueiros e o acesso a bens e serviços sociais, exigindo que esses se coloquem de forma articulada nos espaços de tomada de decisão. O estudo buscou ainda, caracterizar o perfil educacional dos pescadores, com intuito de identificar se a formação educacional contribui para o fortalecimento da organização política. O estudo se desenvolveu por meio de pesquisas bibliográfica, documental e campo, analisando dados coletados numa perspectiva crítica. A pesquisa identificou que a organização política dos pescadores tem possibilitado acesso a diversos bens e serviços sociais, com enfoque nos direitos trabalhistas no que concerne ao exercício da atividade pesqueira, ou seja, o seguro defeso, possibilitando compreender que os pescadores encontram na organização política uma estratégia de acesso aos recursos, sobretudo no que se refere a implantação de políticas para o setor pesqueiro. Assim, a educação, formal e informal, se apresenta como mecanismo de fortalecimento da organização política dos pescadores de Autazes, uma vez que esta influencia nesse processo, sobretudo no diálogo com o poder público e nos espaços de tomada de decisão.

Publicado
2019-11-29
Seção
Serviço Social, Fundamentos, Formação e Trabalho Profissional