SERVIÇO SOCIAL E ESCOLA, POR QUE ESSA RELAÇÃO DEVE EXISTIR? A PARTIR DA PERSPECTIVA DO MUNICÍPIO DE ITARARÉ-SP

  • Kelin Tamara Souza Vizgarra
  • Enzo Ricardo Souza Vizgarra
  • Bruna Letícia de Almeida
##semicolon## Serviço Social. Escola. Educação.

Resumo

Pretende-se com a apreensão dos resultados da pesquisa realizada no aparato contextual das 24 escolas públicas municipais da cidade de Itararé-SP, promover uma reflexão teórica baseada na revisão bibliográfica e na interpretação dos dados obtidos no processo de aplicação dos questionários in loco. A pesquisa atingiu um marco de 294 participantes “voluntários” envolvidos na resolutividade das questões propostas. Os objetivos do estudo consistem em: içar dados efetivos e viventes dos profissionais da educação (professores, diretores e coordenadores pedagógicos) acerca das dificuldades presentes no contexto escolar atual; ponderar sobre o conhecimento e entendimento dos participantes em relação à existência e funcionamento de serviços, programas e projetos que versam sobre a garantia e defesa de direitos de crianças e adolescentes no município; incitar a discussão sobre a importância de aproximar dos espaços escolares o profissional de Serviço Social. Neste ínterim, o estudo propõe trazer a senso as possibilidades de trabalho do assistente social no âmbito escolar, fazendo uma importante resalva às suas competências profissionais para ação conjunta com a rede socioassistencial, alunos, familiares e equipe docente na busca por garantia de direitos, fortalecimento da cidadania e estreitamento das desigualdades sociais.

Publicado
2019-12-13
Seção
Política Social e Serviço Social