PANORAMA DA INSERÇÃO DOS ASSISTENTES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO

  • Deisy Almeida Araujo Sandes
##semicolon## Educação. Política educacional. Serviço Social.

Resumo

A falta de acesso e a dificuldade de integração ao sistema educativo, o isolamento da escola em relação à comunidade, a violência cultural e o desconhecimento das características da vida cotidiana das comunidades, configuraram (e configuram) um sistema educacional autoritário e promotor da exclusão social. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo apresentar a importância da inserção do assistente social no contexto educacional, no intuito de identificar as demandas do assistente social nas escolas e apresentar o projeto de lei municipal de Paulo Afonso-BA para a inserção do assistente social nas instituições de ensino. Assim, para o alcance dos objetivos propostos, metodologia deste trabalho foi baseada em revisões bibliográficas, com base em artigos científicos, livros, documentos e Leis Educacionais, como também foi realizada uma pesquisa de campo com duas Assistentes Sociais que atuam na área educacional, sendo uma da esfera particular e a outra federal na cidade de Paulo Afonso-Ba, a fim de obter informações sobre a inserção do profissional nas escolas, bem como levantar dados diante a existência do projeto municipal que concerne a inserção do Assistente Social nas escolas municipais. Portanto, diante a pesquisa concluiu-se que a inclusão do Serviço Social nas escolas se faz primordial para a formação educacional dos sujeitos que necessitam antepor a busca por um país mais justo socialmente e que se preocupa com aqueles que se encontram à margem da sociedade, gerando estratégias de inclusão social.

Publicado
2019-12-23
Seção
Política Social e Serviço Social